segunda-feira, março 22, 2010

Posturologia segundo Bricot

Bricot, Bernard Bricot. Gênio! Médico cirurgião, especialista em posturologia, e dentre muitas coisas que ele escreveu em seu excelente livro, eis algumas de suas ideias.

Nosso corpo, seja sentado ou em pé, tem algumas funções complementares como: lutar contra a gravidade para manter a postura ereta, opor-se às forças externas, guiar e reforçar um movimento habitual nosso, e ainda nos equilibrar durante estes movimentos.

Mais de 90% dos indivíduos apresentam um desequilíbrio postural. E ter este desequilíbrio é algo natural pelas atividades que temos, o problema é quando estes desequilíbrios causam patologias em nosso corpo. No desenho abaixo temos 5 exemplos de postura:


Imagem: Bricot, 2004
A.      A. Postura normal
B.      B. Aumento das curvaturas da coluna
C.      C. Região do tronco está mais curvada para trás
D.      D. Tronco inteiro com curvas diminuídas
E.       E. Pescoço, tronco e lombar sem curvatura alguma

Bricot vai longe, diz que a maioria das alterações estáticas estão ligadas às deformações do pé e ao desenvolvimento do passo. Que a postura B está ligada a um pé mais “curvo” e a postura C é reflexo dos pés “planos”.

 

           
Mas tudo culpa dos pés? Que nada! Se as anomalias podais são as principais causas de descompensação postural, elas não são as únicas: a arcada dentária, a pele, a visão podem também modular a posição da cabeça e do tronco.

As conseqüências são numerosas. A curto ou longo prazo aparecerão dores, enrijecimentos e contraturas, diminuição de movimentos das articulações (grande causa da artrose), queda do rendimento muscular, propensão à câimbras, distensões, tendinites, etc.

Compreende-se imediatamente que tratamentos habituais não podem ser satisfatórios, pois se dirigem apenas às conseqüências e não às causas da dor ou sintoma. Somente o tratamento da alteração mecânica postural permitirá a cura do paciente.

Quer saber mais? Leia: Posturologia, Bernard Bricot.

Um comentário:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Rickys, não me reconheci em nenhuma dessas figurinhas, rsrs.

Mas valeu a lição de Bricot!

Nada fácil manter a postura, viu? Em todos os sentidos, kkk.

beijão

debys

Ocorreu um erro neste gadget