terça-feira, agosto 17, 2010

Dor Lombar e articulação Sacro Ilíaca


A cintura pélvica é um conjunto de ossos que fica entre a coluna vertebral e os membros inferiores, transferindo o peso do tronco para as pernas e vice-versa. Ou seja, quando estamos em pé parados ou sentados, todo o peso do nosso tronco, braços e cabeça mais a gravidade, é depositado em cima da cintura pélvica, que transmite estas forças para os membros inferiores. E, quando estamos com alguma atividade de impacto – como correr, descer escadas ou rampas, pular – há uma transferência de carga dos membros para a coluna.




Quem faz grande parte desta transferência é a articulação sacroilíaca que atua também como uma atenuadora destas forças. Forças anormais nesta região são causas de uma disfunção da articulação sacroilíaca e podem contribuir para dores lombares inespecíficas ou inexplicáveis. Neste caso, forças anormais podem ser entendidas como: uma perna mais curta do que outra, uma perna mais rodada (joelho pra dentro ou pra fora) do que outra, diferença na maneira de andar (por exemplo, quando mancamos), uma coluna desequilibrada devido às nossas posturas do dia a dia, e por aí vai.




A articulação sacroilíaca é uma articulação com pouquíssimo grau de movimento, mas que tem grande influência na posição e estado das estruturas adjacentes. Muitos estudos dizem que uma adução diminuída do quadril, junto com uma diminuição de rotação axial externa deste mesmo osso, causa uma dor na articulação sacroilíaca. Ou seja, se uma das suas pernas tiver uma diminuição do movimento de adução (movimento de fechar a perna), junto com uma diminuição da rotação axial externa (movimento de rodar a perna para fora), você pode ter ua dor local na articulação sacroilíaca, ou bem espalhada na região lombar baixa.


Evidências recentes têm mostrado que dor lombar baixa pode ser associada com limitações de movimento do quadril, indício que não aparece em nenhum exame radiológico, e constantemente feito pelos fisioterapeutas de terapia manual e RPG. E mais, é importante achar onde está esta limitação, se é culpa das vértebras lombares, do membro inferior ou da própria articulação sacroilíaca. Tais achados irão determinar as técnicas e procedimentos que devem ser utilizados no paciente.

49 comentários:

Renata Batista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Batista disse...

Aí como doí... eu tenho essa disfunção do lado esquerdo! Só terapia manual mesmo, "auto-alongamentos", acho pouco eficazes, mas continuo tentado "auto-alívios" rs. Bom post! Essa disfunção costuma dar uma dor na parte frontal da virilha tb. Abraço!

Ricardo Bueno Suman disse...

Obrigado, Renata :)

Ágape Pilates disse...

Oii, ótimas informações!!! Já está nos meus seguidores do blog agapepilates.blogspot.com
comecei a sentir dores nessa região na gravidez e atualment ainda sofro um pouco.. Quando fico sem alongar ou descuido da postura então...! Haja pilates para aliviar! Rs! abraços Ricardo!

lidy disse...

oi meu nome é Lidia Cataldo, e tenho dores horríveis que me travam as pernas há dois anos, não consigo dormir bem à noite porque não acho posição para relaxar e não tinha idéia do que seria. Hoje achei algumas respostas que me satisfez .Só não sei se tenho que conviver com as dores! Abraços.

Ricardo Bueno Suman disse...

Ola Lídia,
Não tem coisa pior do que ter que conviver com as dores. Mas nem sempre é assim. Procure bons ortopedistas, neurologistas e fisioterapeutas. Se morar em São Paulo e quiser conversar em meu consultório sem nenhum compromisso, fique a vontade. Pode encontrar meus dados em: www.oreeducador.com.br
Abraços

Bianca Menezes disse...

Ricardo, moro no RJ, sou sua colega de profissão porém cardiologista. Tenho uma história de dois traumas na coluna com fratura de 4 vértebras. No primeiro acidente, há 2 anos, fraturei a D10(fratura com importante redução da altura do corpo vertebral) e em acidente de carro recente (out/10) novas fraturas em D9, L1 e L3, todas anteriores com muro posterior preservado. O que me incomoda desde o dia do acidente e ainda hoje é uma dor na cintura pélvica à direita persistente e profunda. Lendo seu blog por acaso achei esse post e acredito que pode ser a resposta para as minhas dores. A única forma de fechar diagnóstico é pelo exame físico?

Bianca Menezes disse...

Desculpa Ricardo, agora é que fui ler com mais detalhes sua página é vi que cometi um equívoco, você é fisioterapeuta, mas enfim, somos da mesma área.

Ricardo Bueno Suman disse...

Bom dia, Bianca,
Toda lesão no corpo ocasiona uma adaptação. Lesões como as suas geram compensações enormes no corpo, e, geralmente, a dor em lugares distantes começam a aparecer de 6 meses à 2 anos após o primeiro trauma. O que dificulta o trabalho do médico é que em exames complementares não aparecerá nada. Você pode ter uma dor sacro-ilíaca aguda e intensa por um trauma na sua D10 há 2 anos, e ao fazer qualquer exame de imagem não aparecer nada. Recomendo-lhe um trabalho de Reeducação Postural Global, procure bons fisioterapeutas. Entre em contato com a sociedade brasileira de RPG, que tem cadastro de todos RPGistas cadastrados. No meu site tem o link deles: www.oreeducador.com.br Se quiser mais informações, mande-me um e-mail, pode ser encontrado no site também.
Boa sorte

Anônimo disse...

Awesome post. Do you mind if I ask what your source is for this information?

Ricardo Bueno Suman disse...

Not at all. My source was a spine journal paper. But can't remember what was the title of it. If I find the article, I'll post the title and full source.

Anônimo disse...

hummm, essa dor e insoportavel, eu tenho do lado esquerdo,nao posso pegar peso, ficar muito tempo em pe, a coluna trava perdo o equilibrio e nao consigo ficar em pe, e um shock horrivel que desce pela perna, eu amo fazer esportes e a cada vez estou ficando impossibilitada e desesperada, o q posso fazer?

Ricardo Bueno Suman disse...

Bom dia, é muito difícil te encaminhar sem saber sua história. Se quiser descrever melhor e conversar mande e-mail para ft.suman@gmail.com Mas, já te indico procurar um ortopedista ou neurologista para solicitar os exames necessários, e, procurar um fisioterapeuta espacializado em tratamento para coluna, como um RPGista ou um osteopata. Fico à dispoaição

Regina disse...

Olá Ricardo!
Sou de Curitiba e acabei de fazer alguns exames para investigação de dores ósseas. Fiz cintilografia óssea e nela apareceu: alterações degenerativas de baixa atividade inflamatória em topografia de coluna cervical, ombros, 2ª articulação metacarpofalangiana, articulação sacroilíaca esquerda, uffa! ainda não levei os resultados para o ortopedista, mas quando vi sua postagem e da Renata, encontrei a resposta para dores terríveis que sinto e que vem tirando minha qualidade de vida. Uma pergunta, posso fazer exercícios como Pilates ou acupuntura para alívio das dores? Obrigada pelas informações postadas.

Divina disse...

Ricardo,tenho dor na região lombar direita.Já consutei vários médicos e nenhum deu jeito.Nem as medicações funcionam.Gostaria de saber se possso fazer caminhadas como antes poes disseram pra eu parar .Antecipadamente agradeço!!!!

Vania Pereira disse...

Estou postando este comentário para ajudar as pessoas que, como eu, sintam dores lombares por desencaixe da articulação sacroilíaca. Minha professora de pilates, fisioterapeuta, foi quem me alertou para esta possbilidade e, manualmente a colocou no lugar. A dor passa instantaneamente. Daí por diante, toda a vez que acontece de novo, deito em uma superfície rígida e utilizo uma bolinha também rígida(do tamamnho de uma bola de tênis)entre as laterais dos quadris e o chão. Daí faço um "rebolation" até perceber que a dor passou. É tiro e queda!

Vania Pereira disse...

Estou postando este comentário para ajudar as pessoas que, como eu, sintam dores lombares por desencaixe da articulação sacroilíaca. Minha professora de pilates, fisioterapeuta, foi quem me alertou para esta possbilidade e, manualmente a colocou no lugar. A dor passa instantaneamente. Daí por diante, toda a vez que acontece de novo, deito em uma superfície rígida e utilizo uma bolinha também rígida(do tamamnho de uma bola de tênis)entre as laterais dos quadris e o chão. Daí faço um "rebolation" até perceber que a dor passou. É tiro e queda!

Maria Luiza Lima disse...

Vania, poderia passar o contato da sua fisioterapeuta? Ela é de São Paulo? Acho que estou com isso que você falou, fui ao hospital hoje e me mandaram fazer uma ressonância magnética e hd sacroilette, pois no raixo X não aparece nada na coluna.
Agradeço de antemão se puder me passar o contato, meu email é marialuizasl@uol.com.br
Obrigada!

rose disse...

Oi doutor, é muito dificil,conviver com dores,alguns meses atras senia varias dores na minha coluna,fiz alguns exames,estava com poblemas na cervical e lombar,para complema sofri uma queda e agora a região sacro me encomoda muito não aguenta nem ficar sentanda por mais de 5 minutos.obgd

Anônimo disse...

Olá Vânia, é muito bom que sua fisioterapeuta tem diagnosticado o problema na região sacroilíaca, pois o diagnóstico é bem complicado pelo fato da dor assemelhar muito com a dor lombar. No entanto essa alteração na articulação sacroilíaca surge por desequilíbrios musculares, alguns artigos recentes mostram que nesses casos há uma discrepância de força entre um dos glúteos máximos e o grande dorsal contralateral. Sugiro que faça teste de força desses músculos e fortaleça o que estiver fraco ( que nesse caso pode ser que o glúteo esteja mais forte que o grande dorsal ou vice-versa)se você não fizer um trabalho de fortalecimento sempre terá que realizar a manobra para colocar no lugar! a situação pode ainda piorar se você tiver um trauma local (Deus a livre) ou ficar grávida (pois na gestação ocorre o "afastamento" dos osso da pelve devido o hormônio relaxina). O ideal é que esses músculos consigam sustentar a articulação, já que este é o papel dos mesmos. Os exercícios para fortalecimento podem ser feitos na própria aula de pilates, existe um bem interessante para a ativação dos dois músculos simultaneamente, consiste em ficar na posição de 4 apoios e elevar o membro inferior estendido(do mesmo lado da dor) e elevar o membro superior estendido contralateral. Caso seja diagnosticado fraqueza de glúteo além de fortalece-lo sua fisio deverá ensina-la como solicita-lo em suas atividades de vida diária, principalmente as que envolvem inclinação anterior do tronco (nesse momento a contração do glúteo ajuda a estabilizar e impedir o de um dos ilíacos desloque posteriormente)

Adriana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriana disse...

Boa tarde! Meu marido está com dor na região inguinal do lado direito, que a um ano tratou com medicações que melhorava a dor até o corpo acostumar, depois a dor voltava novamente. Em fevereiro ele fez uma cirurgia na coluna para retirada de uma érnia. Mas um mês depois da cirurgia ele voltou a sentir formigamento na perna direita, dor na regiãoinguinal do lado direito e a sola do mesmo pé está ficando sem sensibilidade. Estamos procurando novas orientações do neuro, pois já foi realizado diversos exames e não deu nada de errado...Será que pode ser articulação sacroilíaca? Por favor nos dê uma luz! Obrigada. Adriana.

Reeducação Postural Global disse...

Adriana, boa noite. É sempre difícil opinar sem avaliar o paciente. Há estudos que dizem que 40% da população tem hérnia lombar e não tem sintoma algum. Então, talvez, a dor do seu marido não era proveniente da hérnia. Leve-o a um fisioterapeuta especializado em RPG ou técnicas manuais que ele poderá ajudar no diagnostico ou tratamento. Se morar em são Paulo, eis meu site com meus contatos: http://www.oreeducador.com.br Boa sorte

Cláudia disse...

Boa noite Ricardo, fiz uma cintilografia óssea e o resultado foi hipercaptação nos ombros,nas articulações sacro-ilíacas,sínfise pública, heterogeneidade de captação em coluna vertebral e entre parêntese escrito assim: ósteo-articular degenerativo?.
Tenho sequela de legg perths, será que essa doença esta tomando toda as juntas do meu corpo?Me dê uma dica,o que faço?

Anônimo disse...

Oi! Eu fiz uma caminhada, e forcei uma corrida e logo depois fiz uns abdominais. No outro dia acordei com uma do no fim da coluna que doi quando levanto e sento e já vai fazer quatro dias e não passa. É normal? Desde já Obrigada pela informação!

Nay disse...

Oi! Eu fiz uma caminhada, e forcei uma corrida e logo depois fiz uns abdominais. No outro dia acordei com uma dor no fim da coluna, que imagino que seja o sacro. Que doi quando levanto e sento e já vai fazer quatro dias e não passa. É normal? Desde já Obrigada pela informação!

Anônimo disse...

Ricardo,
possuo uma dor similar, que vai da parte posterior do glúteo central descendo para a perna direita. São dores que atualmente estão me incomodando muito, até para andar. Fui aos médicos, onde os mesmos solicitaram raio x e ressonância magnética. Ambos não deram absolutamente nada, pois suspeitaram de hérnia, nervo ciático e por fim, diagnosticaram que meu problema seria de fato sedentarismo, postura, dado que passo praticamente o dia inteiro sentada. É possível que a fisioterapia de fato me ajude em uma melhor qualidade de vida? Desde já, muito obrigada!

Paulo disse...

Só pra constar Peso = massa * gravidade, então no início do post ou tire a gravidade ou troque o peso por massa. Abraço!

socorro moreira disse...

sinto uma dor horrivel que começa logo acima do bumbum e se estende ate a perna sempre na lateral ja fiz rx mas nada foi constatado estou tomando prednisona mas ainda não obtive resultado.

sandra disse...

Estou sofrendo com essa dor lombar do lado esquerdo (exatamente no lugar da ilustração) fiz mil exames, acupuntura e nada resolve. Mas ela tem uma característica: quando deito ela passa! Gostaria de sua opinião sobre isso.

sandra disse...

Estou sofrendo com essa dor lombar do lado esquerdo (exatamente no lugar da ilustração) fiz mil exames, acupuntura e nada resolve. Mas ela tem uma característica: quando deito ela passa! Gostaria de sua opinião sobre isso.

Maria Silva disse...

Essa matéria foi muito boa, mas, tenho muitas dúvida a cinco anos sofro com dores horríveis e os médicos dizem que nada podem fazer, fiz um exame recente devido a uma queda, o médico não me explicou direito, tenho muitas dúvidas se alguém puder me ajudar! Por favor!

Beatriz Silva disse...

fazer acupunctura ajuda para a dor lombar do lado direito? há já meio ano que sofro disto e são umas dores terriveis, nem sentar direito consigo, vem logo umas dores horriveis !

Angela Sabrina disse...

oi gostaria de saber o q é esclerose de articulações sacro iliacas.obrigada

Anônimo disse...

Minha costa ta doendo muito , e é bem lá em baixo , começou de repente a alguns dias , hj não to aguentando de tanta dor

Lucas Sousa disse...

oi,à dois meses pelo menos tenho sentido dores na minha virília fiz citiligrafia e deu inflamação na sínfise púbica e sacroilíacas será que tem cura ou sempre vou sentir esta dor.

Lucas Sousa disse...

oi,à dois meses pelo menos tenho sentido dores na minha virília fiz citiligrafia e deu inflamação na sínfise púbica e sacroilíacas será que tem cura ou sempre vou sentir esta dor.

Patricia M Dos Santos Santanna disse...

Boa tarde, minha mãe teve um AVC e foi afetado o lado direito dela.Tem feito fisioterapia e voltou a andar. Porem, vem sentindo muitas dores entre o quadril e a perna. Fizemos uma radiografia que diz -esclerose sacro-iliaca direita - calcificação na borda acetabular direita. Qual seria o procedimento

Patricia M Dos Santos Santanna disse...

Boa tarde, minha mãe teve um AVC e foi afetado o lado direito dela.Tem feito fisioterapia e voltou a andar. Porem, vem sentindo muitas dores entre o quadril e a perna. Fizemos uma radiografia que diz -esclerose sacro-iliaca direita - calcificação na borda acetabular direita. Qual seria o procedimento

Patricia M Dos Santos Santanna disse...

Boa tarde, minha mãe teve um AVC e foi afetado o lado direito dela.Tem feito fisioterapia e voltou a andar. Porem, vem sentindo muitas dores entre o quadril e a perna. Fizemos uma radiografia que diz -esclerose sacro-iliaca direita - calcificação na borda acetabular direita. Qual seria o procedimento

Rafael Oliveira disse...

Ola amigo fiz uma cirurgia de joelho lca esquerdo depois dessa cirurgia sinto muita dor do lado direiro (dor lombar ) estou preocupado pq ja faz uns 3 meses que estou sentindo e não sei o que pode ser meu médico disse pq eu estou forçando muito o lado direito por causa da perna esquerda sera isso mesmo ?

Jakson Silva disse...

Boa tarde,
Me chamo Jakson.
Preciso de ajuda.Ja sofro com essas dores na regiao sacroilica a mais de 15anos e ultimamente nao consigo nem fazer uma leve caminhada sem sentir muita dor tanto lombar e na perna.Tenho esta dor devido a um trauma qndo criança. Meu ultimo exame tomografia computadorizada foi em agosto de 2012 e o resultado foi sinais de degeneraçao sacroiliaca bilateral a direita. Pergunto o que devo fazer pra deixar de sentir dores e poder fazer uma bela caminhada pra manter a forma?

Doraci Barufaldi disse...

Boa tarde,meu nome é Doraci Barufaldi.
Fiz cirurgia menos invasiva ,retirando hérnia de dico L5,s1.E tabm retirou hérnia na cervical,C5,c6.Apos 2 meses começou queimação na perna direita e sensibilidade com dor no tronco tbm do lado direito.Nada se achava através ressonancia e ulta som.Á 3 meses foi pedido exame Evocado e Eletroneuromiografia o,onde constou uma radicolopatia L5,s1.
Foi feito tbm Tomog. Computador usada sacro Ilíaca,que apareceu uma Calcificação óssea sobre esse MSM nervo.Tenho varias crises dequeimação e dor na perna direita toda ,e sensibilidade e dor no m.s'ou tronco do lado direito.sã MT MT fortes e varias crises,e só melhora com gelo.O QUE DEVO FAZER???Foi indicado uma Radio frequência,se n funcionar seria o implante de u chip.
Tem a possibilidade de raspar essa calcificação para liberar o nervo para o movimento??? Para que pare essa queimação e dor?z.?

Doraci Barufaldi disse...

Boa tarde,meu nome é Doraci Barufaldi.
Fiz cirurgia menos invasiva ,retirando hérnia de dico L5,s1.E tabm retirou hérnia na cervical,C5,c6.Apos 2 meses começou queimação na perna direita e sensibilidade com dor no tronco tbm do lado direito.Nada se achava através ressonancia e ulta som.Á 3 meses foi pedido exame Evocado e Eletroneuromiografia o,onde constou uma radicolopatia L5,s1.
Foi feito tbm Tomog. Computador usada sacro Ilíaca,que apareceu uma Calcificação óssea sobre esse MSM nervo.Tenho varias crises dequeimação e dor na perna direita toda ,e sensibilidade e dor no m.s'ou tronco do lado direito.sã MT MT fortes e varias crises,e só melhora com gelo.O QUE DEVO FAZER???Foi indicado uma Radio frequência,se n funcionar seria o implante de u chip.
Tem a possibilidade de raspar essa calcificação para liberar o nervo para o movimento??? Para que pare essa queimação e dor?z.?

Doraci Barufaldi disse...

Boa tarde,meu nome é Doraci Barufaldi.
Fiz cirurgia menos invasiva ,retirando hérnia de dico L5,s1.E tabm retirou hérnia na cervical,C5,c6.Apos 2 meses começou queimação na perna direita e sensibilidade com dor no tronco tbm do lado direito.Nada se achava através ressonancia e ulta som.Á 3 meses foi pedido exame Evocado e Eletroneuromiografia o,onde constou uma radicolopatia L5,s1.
Foi feito tbm Tomog. Computador usada sacro Ilíaca,que apareceu uma Calcificação óssea sobre esse MSM nervo.Tenho varias crises dequeimação e dor na perna direita toda ,e sensibilidade e dor no m.s'ou tronco do lado direito.sã MT MT fortes e varias crises,e só melhora com gelo.O QUE DEVO FAZER???Foi indicado uma Radio frequência,se n funcionar seria o implante de u chip.
Tem a possibilidade de raspar essa calcificação para liberar o nervo para o movimento??? Para que pare essa queimação e dor?z.?

Anônimo disse...

sinto dor no fim das costa mas so quando me abaixo ou quando fico em pe mas e 1dor suportavel pode ser dor lombar?

André Sousa disse...

Olá! Mas de lado ou de barriga para cima? Obrigado!

morena disse...

Sinto uma queimacao em cima do glúteo, muito ruim,dói, queima,queria saber pq tomei proferida melhorou mas não fiquei boa! Fiquei preocupada pq já tive infecção urinária de repetição e cálculos, mas não é dor renal é bem mais Embaixo,queimacao parece q aumenta a vontade de evacuar e tb percebo q antes de mestrual e depois piora!!o q devo fazer para Aliviar? Sentem aumentar a vontade de ir ao banheiro? E as mulheres sentem mais no período mestrual???pode me responder? Bj luma

morena disse...

Corrigindo... Tomei profenid
Luma