quarta-feira, julho 21, 2010

Paraespinais e suas funções

Nossa coluna vertebral é envolvida por uma grande quantidade de músculos. Músculos que começam no quadril e vão pra coluna, começam na coluna lombar e vão para o ombro, músculos que têm ligação direta com os braços, com a cabeça... e por aí vai. Mas temos muitos músculos que são próprios da coluna, começam e terminam na coluna, e são chamados de paraespinais.



Os músculos paraespinais são os responsáveis por iniciar e controlar todos os movimentos da coluna vertebral. Mas uma de suas principais funções é realizar uma estabilização da coluna, protegendo qualquer estrutura não contrátil (articulações, ossos, discos intervertebrais, ligamentos) de um estresse potencialmente danoso.

A contração destes músculos, de forma geral e global, faz com que fiquemos com a postura ereta. Quando relaxamos todos estes músculos (ou tentamos, pois eles não são completamente relaxados), o corpo cai inteiro para frente, ao contraí-los nossa coluna fica reta atrás. Então estes músculos são requisitados o tempo todo durante o nosso dia a dia, quando estamos em pé ou sentados, mantemos uma certa contração desta musculatura sem descanso.

Como qualquer músculo voluntário do corpo humano, os paraespinais também estão sujeitos à fadiga muscular (definida como falha ou diminuição da força durante atividade de sustentação). A fadiga nos músculos paraespinais causa um déficit em suas funções que levam à perda de estabilidade da coluna, e com isso, uma sobrecarga nas estruturas estáticas da coluna.

Eis mais uma, de inúmeras, razão para nos mantermos ativos. Qualquer exercício físico com leve carga requisita contrações desta musculatura, e com isso, a fortalecem. Eis também uma das funções do RPG (Reeducação Postural Global), fortalecer as musculaturas que estão enfraquecidas. Toda dor, lesão, é causada por uma falta de equilíbrio entre força X alongamento X utilização da região lesada, ou de regiões próximas a esta lesão.

Um comentário:

Renata Batista disse...

Olá... parabéns pelo seu blog tb! Vou acessá-lo bastante!Muito interessante! Eu gosto de tudo relacionado a coluna!