quarta-feira, outubro 13, 2010

O olhar horizontal e a posição da cabeça

Segundo Souchard, nosso corpo protege as hegemonias para sua sobrevivência. Que são algumas funções básicas que o nosso corpo, independente do seu problema mecânico (entenda ortopédico) tenta manter. Respiração, mastigação e corpo ereto são bem conhecidas. Mas uma das hegemonias que o corpo se adapta para manter é o olhar horizontal.

Eis um desenho da posição correta da cabeça, do livro Fisiologia Articular, do Dr. Adalbert Kapandji:



Não importa o quão desequilibrada, ou seja, torta, é a coluna, o corpo sempre tentará manter o olhar horizontal. Facilmente medido pelas linhas imaginárias, descritas no desenho como AN e PM (plano arículo-nasal e plano mastigatório). 

Mesmo com a posição harmônica do desenho, preste atenção na diferença entre os vetores. A letra O significa o ponto de apoio da cabeça na coluna cervical. A letra G simboliza a força da gravidade, que, sentado ou em pé, atua o tempo todo empurrando nossa cabeça para baixo. A letra F simboliza os músculos da parte de trás do pescoço, que devem a todo instante contrabalançar o peso da cabeça que tende a tombar para frente.

Os músculos da nuca (F) costumam ter pontos de dor em qualquer pessoa devido ao esforço que eles fazem durante o dia todo para manter nosso olhar horizontal. E mesmo com a posição correta da cabeça, estes músculos tendem a entrar em leve contratura causando certos incômodos.

Hoje em dia, como passamos muito tempo sentados, e utilizando computadores, nossa cabeça não costuma ter esta posição tão correta. Eis a posição mais comum em meu consultório:



Esta postura do corpo, com a cabeça mais para frente é causada devido às nossas atividades diárias. Um tenista de tanto segurar a raquete com força por horas e horas de treino diário, fica com uma certa dificuldade de abrir os dedos completamente depois. O corpo é muito adaptativo, ele se adapta aos nossos hábitos, se ficarmos com a cabeça para frente durante boa parte do dia quando estivermos sentados ou deitados, ao levantarmos porque ela iria pra trás? Reparem nestas imagens:
       
 

 


Em todas imagens, a cabeça está mais anteriorizada, ou seja, ela está mais para frente do que deveria.
Voltando ao desenho do kapandji, esta posição da cabeça para frente leva o centro de gravidade da cabeça mais para frente (letra G), e, como consequência aumenta o vetor F, que é a força que os músculos da nuca terão que fazer para sustentar a cabeça, para impedir que ela caia para frente. Quanto mais pra frente a cabeça está maior força os músculos da nuca terão que fazer para não deixar a cabeça cair, e esta força é feita durante o dia todo, só diminuindo sua atividade quando estamos deitados e a gravidade não empurra nossa cabeça pra baixo.

Se estes músculos estão sobrecarregados devido à postura errada da cabeça, o resultado será um aumento de tensão nesta musculatura (inicialmente), o que gerará dor/rigidez no pescoço, dor/rigidez nos ombros, dor de cabeça, além de tontura, zumbidos, vertigens... os sintomas podem ser os mais variados.

Trate a sua postura antes de aparecer alguma dor. Se aparecer alguma dor, trate-a antes de virar uma dor crônica. Quanto mais antiga a dor, mais demorado será o tratamento dela. Procure um bom RPGista, ou outro profissional que trabalhe com postura.

Imagens: Kapandji, Fisiologia Articular - Google Images, sites públicos

8 comentários:

Juliana Novaes disse...

Bom texto, boas dicas. Costumo dizer para meus alunos manterem uma postura alta, com a nuca alongada e os ombros macios. A idéia de "crescer" ajuda a pessoa a reorientar-se no espaço, sem tensionar músculos grandes. Obrigada pelo post!

Ricardo Bueno Suman disse...

Eu que agradeço :)

Tatiana disse...

Amei seu post! Estou com dor de cabeça há 2 semanas. Fiz todos os exames e o resultado foi cefaléia tensional. Sinto muita dor de cabeça ao sentar, e ao ver as imagens das posturas erradas que adotamos, me identifiquei com todas. O primeiro passo para a cura é identificarmos a fonte do problema. Muito obrigada pelas dicas.

Unknown disse...

Queria saber mais sobre a deformação abaixo da nuca. E genético?

Unknown disse...

Boa. Noite Ricardo sou do Rj sinto um incomodo na minha lomba e no meio das costas tenho um histórico de postura errada desde a minha juventude hj sinto isso é decorrente de ma postura o que vc pode me aconselha.

Unknown disse...

Boa. Noite Ricardo sou do Rj sinto um incomodo na minha lomba e no meio das costas tenho um histórico de postura errada desde a minha juventude hj sinto isso é decorrente de ma postura o que vc pode me aconselha.

Unknown disse...

Boa. Noite Ricardo sou do Rj sinto um incomodo na minha lomba e no meio das costas tenho um histórico de postura errada desde a minha juventude hj sinto isso é decorrente de ma postura o que vc pode me aconselha.

Nzaquimuena Coach disse...

Legal. Qual é a Posiçao cierta de dormir caso eu tenha alguma pancada na cabeça ?